Hospital Barata Ribeiro tem setor de odontologia para pessoas com necedades especiais



Quem tem um familiar com deficiência mental ou neurológica grave sabe bem como é importante ter um atendimento médico que respeite as limitações inerentes à deficiência desse indivíduo. No campo da odontologia, na cidade do Rio de Janeiro, essas pessoas encontram no Hospital Barata Ribeiro, um setor especializado, com um serviço que existe há 20 anos. Por dia, são atendidos cerca de 25 pacientes com deficiências graves, como por exemplo paralisia cerebral, autismo, síndrome de Down, entre outras.

A doutora Andrea Vecchiate chefia uma equipe especializada no tratamento dentário em pacientes com problemas neurológicos e psiquiátricos, que conta também com uma técnica de saúde bucal e quatro dentistas, sendo dois no ambulatório e dois no centro cirúrgico. As consultas são realizadas no ambulatório, nos procedimentos mais rotineiros e simples, ou no centro cirúrgico, com o auxílio de sedação, em casos extremos. Ela explica que um dos fatores mais importantes é o atendimento preventivo realizado pela equipe, pois a maioria dos atendidos não deixa seus cuidadores fazer uma boa higiene bucal.

- Nosso tratamento se caracteriza pelo acompanhamento periódico desse paciente. Eles não recebem alta, justamente porque sabemos da dificuldade que os familiares têm em fazer uma escovação correta neles. Então, a cada seis meses os nossos pacientes retornam para realizar aplicação de flúor e fazer raspagem dos resíduos. Com isso, conseguimos manter esse paciente sem cáries, e esse é o nosso objetivo, explicou Andrea.
No ambulatório, aguardando atendimento, estava Marcio Sanches de Oliveira, de 39 anos, que tem deficiência mental, acompanhado pela mãe, Nazareth Sanches. Ela conta que desde 2008 o filho se trata naquele setor.

- Eu soube da existência desse serviço por intermédio de amigos. Meu filho estava com problemas no dente sizo e aqui consegui resolver, disse Nazareth.Ela conta ainda que antes de chegar ao Hospital Barata Ribeiro buscou atendimento para o filho em outros locais, mas não encontrou.
- Eu já tinha procurado atendimento para ele em diversos lugares, até mesmo particulares, mas não encontrei nenhuma equipe profissional com esse carinho, essa dedicação que temos aqui. 

Precisaríamos  de outros lugares  com esse perfil, com esse mesmo tipo de tratamento, para que essa demanda fosse dividida .
 
Doutora Andrea Vecchiate, responsável pelo setor de atendimento odontológico para  paciente com problemas neurológicos e psiquiátricos do Hospital Barata Ribeiro, RJ.  revela que um  dos grandes problemas enfrentado por sua equipe é atender a um numero  cada vez maior de pacientes  vindos, muitas vezes , de outros  municípios. Ela informa que por dia o setor recebe dois pacientes novos.
-‘Como nós somos os únicos pacientes neurológicos em todo o Estado, cada vez  recebemos um numero maior de pacientes vindos de outros municípios. Hoje nós atendemos os pacientes de Nilópolis, Nova Iguaçu. Mesquita, Macaé, Angra dos Reis, cada vez chega mais gente de fora do rio, e como a gente não dar alta a ninguém, isso faz com haja uma grande sobrecarga. o nosso grande desafio está justamente em atender essa demanda cada vez maior,  sem perder a qualidade do nosso serviço. A  nossa luta é essa.’ Afirmou Doutora Andrea.
O  serviço  de  Odontologia  para  pacientes com necessidades   especiais  funciona de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia. O  Hospital  Municipal  Barata Ribeiro fica na Rua Visconde de Niterói    n°  1.450,  próximo à quadra do GRES Estação Primeira de Mangueira.   Para  marcar  a  primeira avaliação é preciso se dirigir ao Serviço     Social da unidade, levando um documento do futuro usurário e de seu  responsável  e comprovante de residência. Mais informações pelos       telefones:.2284-1867 e 2212-2016


Postar um comentário

1 Comentários

  1. Bom dia Não consigo fala pelo esse telefone ligo ninguém atende queria agenda pra minha filha que é especial precisa muito

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)